Este blog é para aqueles que, assim como eu, ainda não desistiram de ser professores. Um espaço para o diálogo. Um espaço para contar histórias de e da vida. Um espaço de buscas e, espero eu, de encontros.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
O SIMAVE, o prêmio por produtividade e a hipocrisia
Tenho lido em outros blogs sobre a ideia de se boicotar o SIMAVE, uma vez que o governo não pagou o prêmio por produtividade. Digo a vocês, leitores: essa ideia eu já havia comentado com alguns colegas da Escola onde trabalho, muito antes de sofrermos esse "calote". É que sempre fui contra a falsa meritocracia instalada em Minas Gerais. O tal prêmio nada acrescenta ao nosso salário, é mais uma das formas de opressão por bons resultados, além de ser usado para fins eleitoreiros. Basta analisarmos o que ocorreu no ano passado, quando a "verba" extra foi paga antecipadamente, servindo à eleição desse governo despótico e sem compromisso com a Educação. Já imaginaram se o valor dessa gracinha fosse dividido em 12 parcelas (ou 13, se incluirmos o 13º salário) e incorporado ao nosso vencimento básico? Seria ganho para a vida toda. Melhoraria um pouco o nosso minguado salário. Isso, claro, se o governo mantivesse os níveis e graus da carreira antiga e assumisse o compromisso do aumento anual do PISO, o que estou achando pouco provável.
Voltando ao SIMAVE: não sou contra a avaliação em si. Sou contra a forma como ela é usada pelo governo. Conforme já escrevi em um post anterior, a avaliação, cujo resultado leva ao pagamento de um prêmio maior ou menor ao servidor, de acordo com as metas alcançadas, acirra a disputa para ver quem mente mais. Dá-se a falsa impressão de que tudo vai bem na Educação de Minas, apresentada como modelo para o restante do Brasil e para organismos internacionais. Quanta hipocrisia!
Mas é bom sermos realistas: se a ideia do boicote ao SIMAVE for apenas uma forma de represália ao governo pelo não-pagamento do prêmio, já nascerá morta. O prêmio, em si, é um problema. Não precisamos dele, precisamos ter nossos direitos respeitados. Esse é o DESAFIO a ser vencido: fazer valer direitos garantidos por Lei e sonegados pelos nossos governantes.
Também é certo minha concordância de que o prêmio referente ao ano de 2010 deva ser pago, pois foi compromisso assumido e assinado. Dizem não ter verba...
Onde está o dinheiro de Minas? Onde está a vergonha na cara? Quantos cargos comissionados? Quantas obras faraônicas? Quanta verba distribuída às prefeituras em época de campanha?
Terra sem lei, terra de ninguém...
Quem te conhece se entristece...
Pelo governo que tens!
Aos que partiram...
Aos que já se foram, levando com eles
Um pouco de nós
Pelos nós
Que juntos tentamos desatar
Aos entes queridos e cheios de ternura
Que na doçura das palavras souberam
Falar do amargo da luta inglória,
Tantas vezes dura...
Aos amigos que se foram,
Mas que permanecem
Em nós,
Por nós,
Conosco...
Ofereço-lhes flores neste dia! Elas enfeitam a ALMA e são um consolo para nós, ainda peregrinos a caminho da LUZ!!!

Um pouco de nós
Pelos nós
Que juntos tentamos desatar
Aos entes queridos e cheios de ternura
Que na doçura das palavras souberam
Falar do amargo da luta inglória,
Tantas vezes dura...
Aos amigos que se foram,
Mas que permanecem
Em nós,
Por nós,
Conosco...
Ofereço-lhes flores neste dia! Elas enfeitam a ALMA e são um consolo para nós, ainda peregrinos a caminho da LUZ!!!

Assinar:
Postagens (Atom)


