quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"A viagem" continua...

O Vendedor de Sonhos
Acabo de ler "O Vendedor de Sonhos  - O Chamado" , de Augusto Cury. Mais um livro para nos fazer refletir. Selecionei um trecho para reproduzir aqui, entre tantos outros igualmente profundos. É um trecho em que o "Mestre" (figura modernizada do próprio "Mestre dos Mestres") analisa os excessos no mundo moderno e suas consequências na vida dos seres humanos. Leiam:

(...)
_ O simpático bacteriologista escocês Alexander Fleming estava analisando uma temível bactéria em seu laboratório em 1928. Distraído como um bom cientista, e golpeado pelo excesso de atividades, esqueceu a porta aberta ao sair. Um fungo invadiu as placas de cultivo das bactérias produzindo um bolor. Aquilo que parecia um desastre gerou uma notável descoberta: as bactérias morreram. A partir dessa descoberta extraiu-se o primeiro antibiótico, a penicilina. Todavia, a penicilina passou a ser usada excessiva e indiscriminadamente. O resultado? Agora, sim, desastroso. O uso excessivo de antibióticos tem produzido bactérias resistentes a eles e, portanto perigosíssimas. A penicilina, que foi um dos maiores presentes da medicina para a humanidade, é hoje acusada de criar supermicróbios capazes de destruí-la ou afetá-la. Do mesmo modo, o sistema que expandiu a vida média física, por meio de seus excessos, está nos sepultando psiquicamente mais cedo do que nos tempos da varíola.
Fazendo uma pausa para respirar, completou sua história:
_ Vivemos mais tempo fisicamente do que no passado, mas a percepção do tempo é muito mais rápida. Os meses correm, os anos voam. Muitos estão no ápice da juventude psíquica, mas olham para si e descobrem que têm setenta ou oitenta anos. Atualmente, oitenta anos são percebidos como vinte. Quais os excessos que os têm afetado? - indagou dos ouvintes.
Atordoados e honestos, os ouvintes olharam para a própria história e declararam aquilo que os asfixiava.
Uns responderam:
_ Excesso de compromissos.
Outros:
_ Excesso de informações.
E ainda outros:
_ Excesso de pressões sociais, competição, metas, cobranças, necessidade de nos atualizarmos.
Éramos a sociedade de excessos, até excesso de loucuras.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário