sábado, 27 de agosto de 2011

Tributo a Geraldo Vandré

 Sou fã número 1 desse grande artista brasileiro. Admiro as letras de suas músicas, especialmente aquelas de cunho social. São fortes. Fazem refletir. Vandré é particularmente conhecido pela famosíssima música "Pra não dizer que não falei das flores", um hino de resistência ao regime militar, mas tem outras belas composições no seu currículo. Como forma de homenageá-lo, fiz uma coletânea de trechos de algumas de suas canções. Belos, belos!!!


"Quanto mais eu ando,/Mais vejo estrada/E se eu não caminho,/Não sou é nada.
Se tenho a poeira/Como companheira,/Faço da poeira/O meu camarada." (O Plantador)


"Quem sabe o canto da gente/Seguindo na frente/Prepare o dia da alegria." (João e Maria)


"Aprendi a dizer não/Ver a morte sem chorar/E a morte, o destino, tudo
A morte e o destino, tudo/Estava fora do lugar/Eu vivo prá consertar..." (Disparada)



"Olha que a vida tão linda se perde em tristezas assim
Desce o teu rancho cantando essa tua esperança sem fim
Deixa que a tua certeza se faça do povo a canção
Pra que teu povo cantando teu canto ele não seja em vão" (Porta Estandarte)

"Andei pelo mundo afora/querendo tanto encontrar/um lugar pra ser contente
onde eu pudesse mudar./Mas a vida não mudava/
mudando só de lugar." (Ventania) 

"Me pediram pra deixar de lado toda a tristeza, pra só trazer alegrias e não falar de pobreza. E mais, prometeram que se eu cantasse feliz, agradava com certeza. Eu que não posso enganar, misturo tudo o que vivo. Canto sem competidor, partindo da natureza do lugar onde nasci. Faço versos com clareza, à rima, belo e tristeza. Não separo dor de amor. Deixo claro que a firmeza do meu canto vem da certeza que tenho, de que o poder que cresce sobre a pobreza e faz dos fracos riqueza, foi que me fez cantador." (Terra Plana)

"Quem vai me escutar?/Quem vai me entender?/Ninguém pode mais sofrer
Quem vai me escutar?/Quem vai me entender?" (Ninguém pode mais sofrer)

"Vim de longe, vou mais longe/Quem tem fé vai me esperar/Escrevendo numa conta/Pra junto a gente cobrar
No dia que já vem vindo/Que esse mundo vai virar/Noite e dia vêm de longe/Branco e preto a trabalhar
E o dono senhor de tudo/Sentado, mandando dar./E a gente fazendo conta/Pro dia que vai chegar" (Arueira)

"O terreiro lá de casa/Não se varre com vassoura,
Varre com ponta de sabre/E bala de metralhadora." (Cantiga Brava)

"Caminhando e cantando/E seguindo a canção/Somos todos iguais/Braços dados ou não/Nas escolas, nas ruas/Campos, construções/Caminhando e cantando/
E seguindo a canção" (Pra não dizer que   não falei das flores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário